IOGA
Transcrevo a seguir trechos de artigo publicado no JC do Recife, em 29/02/04, sobre Ioga. Cuidado com ela. Sob o pretexto de aliviar o stress, combater dor de cabeça e outras doenças, leva a pessoa a um comprometimento espiritual não cristão. Leia o texto a seguir ou a matéria completa no www.jc.com.br
“Aliás, entender como uma prática criada na Índia há mais de 5 mil anos pode aliviar o estresse e relaxar quem vive na atual loucura de um mundo globalizado é uma questão que vem atiçando a curiosidade até mesmo dos pesquisadores. Estudos realizados na Universidade da Filadélfia (Estados Unidos), por exemplo, revelaram que sessões de ioga têm o poder de baixar as taxas de cortisol, hormônio liberado em situações de estresse.
E os benefícios não terminam aí. “Relaxa o corpo, estimula os nervos, equilibra os centros energéticos (chakras), melhora a respiração e o funcionamento de glândulas e órgãos, além de aumentar a concentração e aprimorar a consciência corporal”, enumera a professora de ioga integral Maristela Lupe. A explicação para tantas vantagens está na própria concepção do exercício. “O objetivo da ioga é chegar a um estado de consciência elevado. Para atingi-lo, o praticante deve usar a meditação, a respiração, posturas diferenciadas e entoar os mantras (cantos devocionais)”, explica Isabel Sehbe.
Ioga integral
Esse método foi inspirado na filosofia do mestre indiano Sri Aurobindo e consiste na seqüência de asanas (posturas que induzem a uma meditação interior), kriyas (limpeza de canais energéticos), pranayamas (controle da bioenergia através da respiração), yoganidra (relaxamento), dhyana (meditação), mudras (gestos reflexológicos feitos com a mão) e vivências que despertam a busca espiritual.”